Wiki Hora de Aventura

Enchiridion

Bem-vindo a wiki de Hora de Aventura!

Qualquer um pode contribuir para o crescimento da wiki editando os artigos, porém, certifique-se de seguir as regras gerais e o manual de estilo!


Spoilers da obra estarão presentes!

LEIA MAIS

Wiki Hora de Aventura
Registre-se
Advertisement
Guerra dos Cogumelos
Guerra dos CogumelosMarceline
Marceline nas ruínas de uma cidade devastada pela guerra
Tipo Guerra Nuclear
Localização Terra
Primeira Aparição "Hora de Negócios" (evidências)
"Cineastas" (mencionada)
"Memória de uma Memória" (fisicamente)

A Guerra dos Cogumelos (geralmente mencionada como a Grande Guerra dos Cogumelos) é a causa da condição pós-apocalíptica da Terra de Ooo. Não se sabe muito sobre a guerra, mas a inclusão de "cogumelo" no título refere-se à natureza nuclear do conflito.

A Guerra dos Cogumelos foi iniciada por seres humanos que declararam guerra uns contra os outros numa escala nuclear (provavelmente uma Terceira Guerra Mundial), já que Simon Petrikov mencionou nas suas anotações do Enquirídio uma "crise internacional".[1]

Pode-se dizer que a Bomba Cogumelo trouxe o fim da guerra, canalizando o Lich, e extinguindo grande parte da vida na Terra.[2]

História[]

Em algum momento, uma guerra em grande escala entre potências nucleares se inicia no planeta Terra. Em "Simon & Marcy", é possível ver uma estrela vermelha em um caminhão de transporte de tropas, fazendo referência a alguma nação possivelmente envolvida no conflito. Em "Betty", também pode-se observar a insígnia da Força Aérea dos Estados Unidos em um bombardeiro destruído, sugerindo que os Estados Unidos sejam um dos beligerantes da guerra. É possível que todo conflito seja arquitetado por Lich, já que uma das bombas libera seu espírito e permite que ele saia de seu adormecimento.[2]

Em "Segredos de Natal, Parte II", um dos diários em vídeos de Simon Petrikov apresenta um avião voando fora da sua janela. Embora o cenário fora de sua janela indique que não há sinal de devastação, pode-se inferir que a guerra tinha acabado de começar, e o avião na verdade é um bombardeiro de guerra.

Elemental 3

A Bomba Cogumelo

A guerra recebe esse nome devido as nuvens de cogumelo produzidas pelas bombas nucleares, que reduzem a maior parte da civilização humana a cinzas. Uma das maiores é a "Bomba Cogumelo", composta por um material misterioso além de sua carga nuclear. Ela rasga o tecido da realidade e aumenta massivamente a potência mágica do planeta. Durante a guerra, uma grande arma energética destrói um pedaço enorme da face da Terra, deixando uma cratera do tamanho da Lua.[3]

Adventure-time-distant-lands

As armas nucleares foram as responsáveis por causar a devastação da civilização. A infraestrutura que existia havia sido destruída em sua maior parte, e as poucas construções humanas que restaram, como pontes e prédios, estavam em ruínas. Veículos militares abandonados, bloqueios do exército arruinados, edifícios bombardeados, aviões de guerra destruídos e até mesmo cadáveres humanos são visões comuns na Terra de Ooo. A mudança climática originada pelas bombas atômicas altera a natureza do planeta, iniciando um inverno nuclear no continente, além de causar grandes maremotos.[4][1] As armas de destruição em massa também foram capazes de rasgar o tecido da realidade, trazendo a magia de volta a dimensão, além de canalizarem o Lich.

Apesar da grande destruição, alguns humanos conseguiram sobreviver à guerra, como Simon Petrikov, Moe, Elise, e um grupo liderado por Tom Dois Pães. Simon Petrikov foi mantido vivo pela magia de sua coroa; Moe sobreviveu com a ajuda dos seus robôs tecnologicamente avançados; Elise faleceu devido a envenenamento por radiação, deixando sua filha meio-humano/meio-demônio Marceline, que mais tarde seria adotada por Simon. Tom Dois Pães e sua tribo reconstroem um antigo navio cargueiro, deixando o continente e estabelecendo uma nova civilização em ilhas distantes dos perigos causados pela guerra. Esses humanos adotaram uma política isolacionista, o que fez com que eles não tivessem nenhum contato com o mundo fora das ilhas. Ainda durante a guerra, o roboticista Hugo e um grupo de humanos foge do planeta usando um foguete. Um problema surge em sua nave, para sobreviver, Hugo funde o DNA humano de sua tripulação com o de alienígenas locais, matando vários da espécie no processo. Hugo e sua tripulação são resgatados pelo Drift, uma estação espacial alienígena, cuja mais tarde Hugo se transformaria no seu cientista-chefe.[3]

Todos os humanos que permaneceram no continente morreram por fome, doenças, mudanças climáticas, ou caçados por Iriscórnios, Vampiros e outras criaturas que surgiram devido à volta da magia, nem bunkers e outros tipos abrigos militares foram capazes de protegê-los.[5][6][7] Devido ao isolacionismo dos ilhéus, nenhum dos não-humanos no continente sabe da existência das Ilhas, e a maioria dos não-humanos assume que a humanidade foi extinta. Alguns dos humanos que sobreviveram, foram mutados pela radiação e transformados em criaturas chamadas Oozers.[8]

Não se sabe o que aconteceu com o mundo fora de Ooo, é provável que a maior parte do planeta tenha se tornado inóspito devido a radiação e temperaturas extremas, já que por motivos desconhecidos, o Sol se expandiu e consumiu Mercúrio, fazendo a Terra se tornar o segundo planeta mais próximo do Sol.[9][10]

Algum tempo após o fim da guerra, o Cometa Catalisador Azul atinge a Terra. Seu agente de mudança foi uma pequena borboleta.[11][12]

Data[]

Essa seção do artigo possui especulação e as informações apresentadas podem não ser canônicas.
Teoria elaborada pelo usuário j4gm no Tumblr, as postagens originais estão disponíveis na seção de referências.

Evidências[]

A guerra terminou cerca de mil anos antes dos eventos de Hora de Aventura. O flashback de Marceline em "Simon & Marcy" é explicitamente declarado em um cartão de tempo no episódio ter acontecido há 996 anos antes do cenário atual. Os anos exatos em que a guerra ocorreu nunca foram declarados, embora possa ser concluído que a Bomba de Cogumelo foi lançada algum tempo depois, no mínimo, de 1985, já que em "Tudo Permanece", Tom canta a música tema da sitcom Mr. Belvedere, que estreou naquele ano e em "Simon & Marcy", Rei Gelado canta a música tema do seriado Cheers, que estreou em 1982.

No entanto, devido ao aparecimento de um computador iMac Geração 3 no episódio "O Lich", que começou a se tornar disponível para consumo público em massa em 1998, pode-se presumir que a guerra ocorreu em algum momento após o ano de 1998. Isso também ajudaria a explicar por que expressões e frases derivadas da Internet são frequentemente usadas por personagens.

Smartphones modernos são vistos no flashback de Paciência em "Elemental". Isso pode indicar que a Grande Guerra dos Cogumelos começou por volta de 2010. Outra evidência que prova que a Guerra aconteceu depois dos anos 2000 está no episódio "Filhos de Marte", onde Abraham Lincoln mostra brevemente um centavo cuja data está obscurecida, onde o primeiro número é "2" e o último é "0".

A tecnologia humana pré-guerra mais desenvolvida vista foi o Drive USB de Marcelineem "Papear", e os Cartões SD de Hunson vistos em "Marcy e Hunson", que foram inventados nos anos 2000. Portanto, teorias de a guerra ter acontecido no período da Guerra Fria (1945 - 1991) são presumidamente falsas.

177

O bombardeiro F-177

Em "Bonnibel Jujuba", é possível ver uma aeronave abatida. É quase certo que esse bombardeiro seja um F-177 Nighthawk, que na vida real, foram tirados de serviço em 2008, o que significa que a guerra tenha tido seu estopim antes disso, porém, esses aviões estão parados em hangares até os dias de hoje, e é concebível que os Estados Unidos possam trazê-los de volta no caso de uma guerra total.

Ketchup

Foto de Marceline e sua mãe na praia

Em "Papear", BMO conta a história da "Senhora da Lua", que sai apenas em eclipses lunares. Esse detalhe não foi inventado por BMO, pois na foto há um eclipse. Eclipses são eventos raros que acontecem em datas específicas, e outros detalhes do episódio evidenciam qual o eclipse mostrado na foto de Marceline:

  1. O Eclipse é total.
  2. Como Marceline e sua mãe estão usando roupas de praia, é seguro presumir que é verão.
  3. Visto que Marceline e sua mãe moram em uma van e provavelmente não têm dinheiro para ir de férias para outra cidade/estado/país, a fotografia provavelmente foi tirada na sua cidade dos Estados Unidos.
  4. No mesmo episódio, as fotos são mantidas em um Pendrive USB. Eles não foram inventados até o ano 2000, como mencionado acima.

Portanto, Marceline e sua mãe tiraram essa foto durante um eclipse total que ocorreu durante o verão após o ano 2000 e foi visível nos Estados Unidos. Existem apenas quatro eclipses antes do ano 2040 que atendem a esses critérios, e o mais coerente a se considerar é o Eclipse Lunar de agosto de 2007. Além disso, os Empresários e Paciência têm telefones celulares com teclado quando são descongelados em seus episódios de estreia, sugerindo que a Grande Guerra dos Cogumelos ocorreu antes que os smartphones se tornassem abundantes. Isso indicaria que o eclipse lunar de agosto de 2007 é o candidato mais provável para o eclipse visto nas fotos durante o episódio.

Simon afirma que Marceline possuía sete anos durante o flashback do episódio "Simon & Marcy". 996 anos depois, Marceline narra esses acontecimentos. Finn tem 14 anos neste momento. Mais tarde, em "O Cometa", durante a chegada do Cometa Catalisador Roxo, Finn tem 16 anos; uma diferença de dois anos. Os cometas catalisadores atingem a Terra exatamente uma vez a cada mil anos. Além disso, é provável que o Cometa Catalisador Azul colidiu depois da guerra, devido a provas como o cometa visto na dimensão Farmworld em "Finn, o Humano", e o diário de Simon de "Amigos Para Sempre".

A Guerra dos Cogumelos ocorre, e então 1000 anos depois, o episódio "O Cometa" acontece. Dois anos antes, Marceline narra os acontecimentos de "Simon & Marcy", que ocorreram a 996 anos. Disto podemos concluir que o flashback em "Simon & Marcy" ocorreu dois anos após a Grande Guerra dos Cogumelos e, portanto, Marceline tinha cinco anos quando o mundo acabou. Isso dá um intervalo de datas final do verão de 2007 ao início de 2010.

Provas ou indícios de civilização antiga[]

Em muitos (mas não todos) os episódios de Hora de Aventura, há indícios ou pistas a respeito do mundo e da civilização que existia antes da Guerra dos Cogumelos, incluindo os seguintes:

Abertura[]

  • Tumblr lvsucgE1xv1qgq39r
    No abertura clássica, podem se ver três bombas nucleares, flechas, machados e espadas são vistas. Apesar de provavelmente esses itens serem de um período pós-guerra, as espadas, flechas e machados implicam uma estagnação do desenvolvimento tecnológico, como na famosa frase de Albert Einstein: "Não sei com que armas lutarão na Terceira Guerra Mundial, mas a Quarta Guerra Mundial será lutada com paus e pedras." Um par de fones de ouvido, o amuleto da Princesa Jujuba, um braço decepado (possivelmente pertencente a Shoko) e um machado podem ser vistos nas árvores, e duas fitas cassete estão no chão. Um objeto semelhante a uma fita VHS está perto de uma TV, ao lado do crânio de uma criatura.
  • Uma estrada de asfalto/concreto pode ser vista acima da caverna de Marceline, junto com um eixo de motor.

1ª Temporada[]

  • "Dona Tromba": Sinais de trânsitos de alguma forma se transformaram em Placas Zumbis. A pintura na casa de Dona Tromba são de antigas pirâmides egípcias. 
  • "O Enquirídio!": Quando Finn e Jake andam pela floresta, pedaços de metal e secadoras/máquinas de lavar podem ser vistos quando eles olham para o livro sagrado. Algumas das peças no canto superior, à direita do caminho podem ser pias.
  • "Hora de Negócios": Objetos antigos congelados em icebergs, incluindo computadores, uma bicicleta, sapatos de bebês e Executivos. Os Executivos parecem não lembrar de onde eles vieram. Finn também utiliza uma lança-chamas construído a partir de dois reservatórios de combustível ligados a uma carabina por um tubo. É também mostrado que satélites pré-guerra ainda funcionam e orbitam a Terra. Pendleton Ward afirmou que foi a partir desse episódio que a produção de Hora de Aventura decidiu que Ooo seria um mundo pós-apocalíptico.[13]
  • "Minhas Duas Pessoas Favoritas": Quando Finn e Lady Íris enfrentam Jake e Tiffany, carros virados para cima podem ser vistos no chão. Jake também usa um telefone militar e, alguns crânios podem ser vistos perto da fogueira, onde Finn, Jake e Lady Íris estão sentados. O fundo do lago é coberto por ouro, e na área mais próxima á costa é possível ver o mastro de um navio afundado.
  • "O Jardim da Bruxa": Os restos de uma autoestrada, a porta de um carro e uma asa de um avião podem ser vistos perto do ninho da Rainha Sereia. O Rio de Lixo é - como o nome sugere - um rio de lixo mundano a pré-guerra. Quando a Rainha Sereia pega Finn, um monitor de computador pode ser visto com uma árvore que cresce nele.
  • 4254635573 c8d48f0be7
    "Oceanos de Medo": Ruínas e veículos de uma cidade subaquática aparecem, e uma breve cena mostra um porta-aviões danificados e um tanque encalhado. Uma cena ainda mais breve retrata dois corpos em um sofá nos restos de uma sala. Finn e Jake também entram em um submarino. Pode-se ver os topos restantes de carros enquanto eles flutuam sobre o que era uma estrada antiga. Há também ruínas de antigos edifícios e navios de guerra que podem ser vistos quando Jake tenta ensinar Finn a nadar. Um tanque também pode ser visto preso no prédio.
  • "Cidade dos Ladrões": Uma espingarda com cano duplo pode ser vista na barraca de Penny. Além disso, o baú roubado da torre contém o que parece ser um videogame portátil. Também são vistas armas japonesas, como katanas e shurikens.
  • "O Que é Vida?"Neptr é feito a partir de um micro-ondas, uma lata, pequenas esteiras de tanque, uma placa de circuito e fios isolados.
  • "O Herói Dele": Na caverna de Billy é visto uma TV, uma banheira, e outros itens que podem ser vistos em torno.

2ª Temporada[]

  • "Os Olhos": Jake toca a 14ª sonata de Beethoven em sua viola, ele também menciona Mozart.
  • "Contando Histórias": Há restos de rádios e destroços espalhados por toda a floresta.
  • 5327124935 d7193a90aa z
    "As Outras Tortas": Vários barcos e esqueletos de baleias podem ser vistos no Deserto da Morte.
  • "O Rei Silencioso": No storyboard do episódio, há a primeira citação da guerra na série, entretanto, essa frase foi cortada na produção final.[14]
  • "Você de Verdade": A Terra é mostrada sem um pedaço que foi destruído graças a uma grande arma usada durante a guerra, como revelado em "BMO".
  • "Morte em Botão": Restos de civilizações, incluindo numerosos veículos da polícia são mostrados na Terra dos Mortos
  • "Susana Forte": A tribo de Hyoomanos vive nas ruínas de uma cidade no subsolo. Na cidade subterrânea, um carro, uma geladeira, e alguns tipos de submarinos podem ser notados. No storyboard do episódio, um aviso de perigo biológico está na escotilha para a cidade, isso pode significar que a tribo eram seres humanos que se tornaram mutantes pela radiação.
  • "Trem Misterioso": O trem em si é provavelmente uma relíquia de tempos pré-guerra.
  • "Vem Comigo": A Noite de Casais no Cinema abriga os restos de muitos carros antigos.
  • "Cineastas": Cassetes de vídeos apresentam filmes como Assinatura de Calor que foram feitos antes da guerra. Os avisos de direitos autorais que Finn e Jake encontram em todas as suas fitas são mais uma prova da sua origem pré-guerra. Jake cita que os filmes foram feitos antes da Guerra dos Cogumelos.
  • Mortal Folly backround 2
    "Folia Mortal": O cartão de título do episódio mostra uma explosão como a da Bomba Cogumelo. A base do poder do Lich é uma estação de metrô em ruínas com trens desertos e repleta de esqueletos humanos espalhados pelo chão. Fora da estação está o que parece ser um míssil nuclear. Há também ruínas de prédios ao fundo. O metrô e suas plataformas são semelhantes aos metrôs de Nova York e Nova Jersey.

3ª Temporada[]

  • "Morituri Te Salutamus": A arena de luta é semelhante ao Coliseu de Roma.
  • Memória de Uma Memória: Muitas das memórias da infância de Marceline se passam em cidades abandonadas. Na memória de Marceline, uma cidade desconhecida no fundo pode ser vista em chamas. Em torno da casa de Ash, há muitos pneus e outros destroços espalhados sobre a área. 
  • "Batedor": Fora do Reino Café da Manhã há um deserto com um vagão de trem abandonado e um caminhão com palheiro.
  • "Batalha dos Magos": A arena para a batalha parece ser um estádio de esportes quebrado. Além disso, quando o sol se põem, edifícios dos tempos modernos podem ser vistos no fundo. 
  • "Sustos": Um retrato que parece ser da silhueta de uma cidade.
  • "Bonitopia": Bonitopia parece ser ruínas de um centro comercial subterrâneo ou resort de luxo devido a placas deixadas nas laterais dos edifícios, tais como Coma, Venda, Comprar e Alimentação. Além disso, os Amebóides vivem dentro de boias de piscina.
  • "A Nova Fronteira": Jake cita que os foguetes não foram "reinventados" ainda. Há também uma limousine enterrada no chão, perto da casa do Homem Banana.
  • "Segredos de Natal, Parte I": Quando Finn depara com Rei Gelado coletando suas fitas, parece haver uma retroescavadeira em ruínas á distância. O local que Rei Gelado enterrou sua mala parece ser um ferro-velho. Ao lado de Finn há um barco com um arpão sobre sua frente. Um caminhão, um carro e um avião de pequeno porte também se encontram perto de Finn e Rei Gelado.
  • Simon
    "Segredos de Natal, Parte II": As fitas de Simon Petrikov foram gravadas durante o início da guerra. Nas gravações, Simon cita que adquiriu a coroa na Escandinávia, região da Europa, e no seu escritório é possível ver um mapa do leste do continente americano. Pela janela, um avião é visto sobrevoando uma cidade sem danos.
  • "O Armário da Marceline": A cantiga infantil cantada por Finn pode estar se referindo as grandes nuvens de fumaça que cobriram a Terra após as explosões das bombas.
  • "Pedro Papel": Quando Finn e Jake saem da biblioteca, pode-se ver edifícios saindo do chão. A biblioteca em si parece ser uma estrutura construída antes da Guerra dos Cogumelos.
  • "Princesa Fantasma": O cemitério foi feito antes da Guerra, se nota vários carros e um vagão de trem passageiro.

4ª Temporada[]

  • Globe
    "Cinco Historinhas": Na sala de Cuber há um globo holográfico da Terra (similar aos globos terrestres normalmente usados em estudos) com um grande pedaço destruído, assim como a representação da Terra em "Você de Verdade"
  • "Monstrinha do Papai:" Há placas turísticas penduradas no armário da cozinha de Hunson Abadeer. As placas são para Las Vegas, Orlando e Arizona.
  • "Seguindo Seus Passos": Edifícios em ruínas podem ser vistos na floresta.
  • "Esposa Princesa Monstro": Um retrato de uma cidade pode ser visto na sala de Rei Gelado.
  • "Lobo do Abraço": Há algumas ruínas perto da Árvore Tenebrosa.
  • Sons of mars 2

    A moeda de Abraham Lincoln

    752b787c02dd77320968093c7c962303

    O rover marciano

    "Filhos de Marte": No início do episódio, é mostrado uma linha férrea dupla abandonada. Na linha da esquerda, um vagão de serviço é visto. A gigante cratera da Terra é mais uma vez mostrada. Abraham Lincoln, oferece um centavo a morte em troca da alma de Jake. Apesar da maioria das informações estarem obscurecidas, a data de produção indica que ela foi feita depois dos anos 2000, e que foi cunhada em Denver, além de conter o lema dos Estados Unidos, "In God We Trust" ("Em Deus confiamos"). No title card do episódio é mostrado que pouco antes da guerra um rover estava prestes a fazer contato com os marcianos.
  • "Lady & Jujuba": Durante uma de suas conversas coreanas, Lady Íris menciona macarrão vietnamita.
  • "Quem Ganha": Há cascos de navios quebrados e outras partes de navios espalhados ao redor do lago.
  • "Ponto de Ignição": Enquanto pelo castelo do Reino de Fogo, Jake e Finn ouvem o conspirador recitando versos de Hamlet, tragédia escrita por William Shakespeare entre os anos de 1599 e 1601. Jake parece um pouco ciente do trabalho de Shakespere, pois ele apresenta um plano para encontrar o conspirador usando o mesmo esquema do livro.
  • S4e25 Simon before the war

    Recorte de jornal

    S4e25 Simon consoling little Marceline

    Simon consolando Marceline

    "Me Lembro de Você": Na Sala do Passado do Rei Gelado, há uma placa da Interestadual 101 dos Estados Unidos, e durante um flashback a placa é vista novamente em uma cidade destruída, o que pode significar que o encontro de Marceline e Simon ocorreu na costa do Pacífico dos Estados Unidos ao longo do corredor 101 entre Washington e a Califórnia. No mesmo flashback, Simon Petrikov encontra Marceline nas ruínas de uma cidade, para consolá-la, ele pega um ursinho de pelúcia de uma vitrine de uma loja destruída e dá para a garota. Marceline mostra a Rei Gelado um recorte de um jornal quando ele era ainda Simon Petrikov.
  • "O Lich": O pedaço destruído do planeta é visível durante a projeção do Enquirídio. É mostrado que o Sol se expandiu e consumiu Mercúrio, fazendo a Terra se tornar o segundo planeta mais próximo do Sol.

5ª Temporada[]

  • 640px-S5 e1 Simon watching plane figures
    "Finn, o Humano": Cenas da Guerra dos Cogumelos ocorridas na dimensão Farmworld são mostradas, como Simon Petrikov sobre uma colina observando bombardeiros e congelando a Bomba Cogumelo.
  • "Todos os Baixinhos": A colina em que Finn e Jake estão sentados é um edifício desmoronado coberto por grama. Além disso, a área em torno da colina parece ser as ruínas de uma cidade humana, um outro arranha-céu em ruínas pode ser visto, bem como as ruínas de uma autoestrada.
  • "Jake, o Pai": O livro que Jake lê para os filhotes provavelmente tem origem pré-guerra.
  • "A Culpa é Toda Sua": No laboratório da Princesa Jujuba, há um móvel do sistema solar, e o buraco gigante da Terra pode ser visto.
  • "O Grande Homem Pássaro": Barcos e esqueletos de baleias podem ser vistos no Deserto da Morte.
  • "Simon & Marcy": A maior parte do episódio tem lugar em 996 anos atrás, poucos anos depois da guerra. Simon e Marceline vagam por uma cidade que possui carros militares com estelas vermelhas. É provável que a cidade seja Los Angeles, devido a grande semelhança de uma das localizações ao Rio Los Angeles, além de Simon e Marceline terem se encontrado na costa oeste americana.
  • "O Pretendente": Nos pântanos de vapor, pode-se ver alguns edifícios decompostos no fundo. 
  • "A Festa Acabou, Isla de Señorita": Quando o Rei Gelado ouve o canto da Senhorita Ilha, ruínas podem ser vistas na água ao largo da costa da ilha.
  • "Mais Outras Cinco Historinhas": O DVD que Rei Gelado tem parece ser antes da Guerra dos Cogumelos, devido ao fato de que eles têm atores humanos. A casa do Sr. Raposo também parece ter sido feita antes da guerra, visto pelo seu estado.
  • "Ruas Doces": Em torno de trilhos de trem perto da estação, há remanescentes a partir do que parece ser um sistema ferroviário antigo, bem como os restos de outros carros do trem.
  • "Ser Mais": A MO Company existe desde antes da guerra.
  • "O Cofre": A Princesa Jujuba está cobrindo um rio de material radioativo no Reino Doce.
  • "Jogos de Amor": A entrada para o Reino Geleca está repleta de navios afundados, aviões, ossos e o que parece ser uma cápsula espacial de meados do século 20.
  • S5e42 Desert of Wonder
    "James": Enquanto atravessam o Deserto das Maravilhas, vários edifícios arruinados e sistemas rodoviários podem ser vistos no fundo. Existem também alguns tanques, um míssil preso no chão, e que parece ser a asa de um avião militar.
  • "Casamento de Maçã"Princesa Caroço emerge nas ruínas de um poço velho. No fundo há o que parece ser uma casa abandonada.
  • "Betty": Simon cria um portal que volta no tempo a um período anterior a guerra para se despedir de Betty. Durante o monólogo de Marceline, são mostradas cenas do pós-guerra, mostrando os destroços de uma cidade. Quando Marceline, Finn e Jake correm para o Reino do Gelo, eles passam pelo que parece ser um velho arado de neve.
  • "Lista do Que Fazer Antes de Morrer do Billy": Enquanto tenta superar seu medo do oceano, Finn sobe em uma doca abandonada coberta de plantas. Além disso, quando Finn está nadando sob o oceano, restos de edifícios podem ser vistos ao fundo, semelhante aos de "Oceanos de Medo". O deserto que Finn e Canyon andam de motocicleta apresenta bombas, um carro enterrado e um barco.

6ª Temporada[]

  • "Breezinha": Enquanto Finn está cantando pela primeira vez, ele passa pelas ruínas de um barco destruído e uma TV. O Reino Lagarto parece ser os restos de algum tipo de edifício residencial (a julgar pela caixa de correio na frente) ou um aeroporto (a julgar pela parte da torre de controle do edifício). Há também ruínas e lixo dentro e ao redor dos restos do acampamento da Princesa Caroço.
  • "Ocarina": Na reflexão de Jake, ele descreve um sistema de leis semelhante ao desenvolvido pelos seres humanos.
  • "Joshua e Margaret": A casa que Joshua e Margaret viviam, está no meio de uma metrópole bombardeada. Esta cidade é provavelmente São Francisco, já que em uma foto da cidade à distância, uma ponte suspensa vermelha muito parecida com a ponte Golden Gate pode ser vista atrás dos arranha-céus. Ooo provavelmente se originou da costa oeste dos Estados Unidos, então é provável que as ruínas apresentadas sejam de grandes cidades da região, como São Francisco e Los Angeles. Na floresta perto da casa da Dona Tromba, uma escavadeira abandonada e os restos de um banco (o "Panteão da Poupança") pode ser encontrado.
  • "Jake, o Tijolo": Finn caminha até o que parece ser um tubo de metal no meio da floresta antes de ir falar com o Jake perto de uma velha casa abandonada. A estrutura provavelmente é de antes da Guerra dos Cogumelos, devido a seu status deteriorado.
  • "Dentista": A autoestrada subterrânea no país das formigas parece ser de antes da guerra.
  • "Roxo Escuro": Enquanto Finn, Jake, BMO e Marceline esperam pelo carregamento do Super Porp, eles ficam no Squeeze-E-Mart, que parece ser uma estrutura pré-guerra. Existem algumas turbinas eólicas destruídas em Squeeze-E-Mart. As ruínas de Bonitopia reaparecem. Prédios destruídos podem ser vistos submersos na água quando Susana e seus amigos voam nos drones. A fábrica de refrigerantes Super Porp, aparentemente pré-Guerra dos Cogumelos, ainda está ativa. Marceline menciona ter bebido Super Porp com frequência quando criança, levando Finn a se perguntar como o Super Porp ainda pode estar em produção mesmo um milênio após a guerra.
  • "Nozes & Chuva": Sete usa o estado americano do Mississippi para contar os segundos. Esse é um hábito de contagem de tempo informal comum nos Estados Unidos, já que Mississippi é uma das várias palavras que demoraram cerca de um segundo para serem pronunciadas.
  • "Orgalorg": As lembranças de Gunter mostram vários períodos da história humana. Gunter é retratado em antigos hieróglifos egípcios. Na Roma Antiga, Gunter é um gladiador e um piloto de carruagem, e é retratado em algumas cerâmicas da época. Na Idade Média, ele se junta a uma organização secreta, e é visto com a nobreza europeia no período renascentista. Mais tarde Gunter dirige um Ford Model T, e é mostrado pilotando um biplano britânico da Primeira Guerra Mundial. Após isso ele se torna um diretor de cinema e humanos são vistos ao seu redor.
  • "Grande Destruição": No bunker da Princesa Jujuba, restos de um ônibus espacial e um helicóptero podem ser vistos.

7ª Temporada[]

  • "Bonnie e Neddy": No flashback da Princesa Jujuba, a Mãe Goma da qual Jujuba e Neddy nasceram, aparentemente era preso ao teto de um prédio desmoronado e abandonado.
  • "Mamãe Disse": É possível ver uma ponte em ruínas.
  • "Tudo Permanece": Quase a totalidade deste episódio consiste em flashbacks de acontecimentos da infância de Marceline e início da adolescência. Em uma memória que antecede antes da Guerra do Cogumelos; a jovem Marceline e sua mãe são vistas vivendo normalmente em uma casa de um trailer. Os flashbacks sucessivos todos têm lugar no rescaldo da guerra. Em uma cidade destruída (coberta de neve), Simon grava uma mensagem de VHS para Marceline antes de partir. Marceline adolescente é vista em outra cidade em ruínas atrás do Tolo, que se esconde em uma van de doação de sangue; Mais tarde, ela encontra uma tribo de humanos em uma floresta, onde ruínas de pedra são vistos. Os seres humanos mais tarde reconstroem um velho navio cargueiro a se mudam para longe do continente. Seu líder  Tom Dois Pães fala com Marceline a cerca de uma grande mudança climática na atmosfera.
  • "Quanto Mais Moe Dentro, Mais Conhecimento, Parte II": A única resposta para o jogo de Forca de AMO é Burgess Meredith, que foi um ator americano do século XX. Uma das memórias de Moe mostra-o na MO Company construindo BMO. Através de uma janela, um dos Gigantes de Fogo pode ser visto sendo construído do lado de fora. Na mesa de Moe estão as plantas de um Gigante do Fogo e da cidade marciana.
  • "Chuvas de Verão": A peça da Princesa Caroço se passa na Inglaterra.
  • "Rostinho de Anjo": O resto do que parece ser a tocha da Estátua da Liberdade pode ser visto em um deserto.
  • "Presidente Botinho Desaparecido!": O shopping parece ser parte de toda uma cidade submersa, como edifícios, carros e postes de iluminação também são vistos debaixo d'água.

8ª Temporada[]

  • "Coroa Quebrada": Dentro da coroa do Rei Gelado está a consciência virtual dos usuários anteriores, que inclui um adolescente chamado Sveinn e um homem idoso conhecido como Papai Noel.
  • "Elemental": Paciência cita que ela e os outros elementais tem uma visão de um cataclismo eminente. Preocupada, Paciência se congela no fundo do oceano para poder sobreviver, enquanto os outros elementais morrem devido a explosão da Bomba Cogumelo.
  • "O Normal": Homem Normal conversa com a Mini Mantícora na mesma colina de "Todos os Baixinhos".
  • "Guerra de Cartas Com Pai e Filha": O torneio de Guerra de Cartas acontece no que parece ser uma velha plataforma de petróleo no meio do oceano. Charlie vive em uma pirâmide egípcia. A pirâmide ainda está em condições relativamente boas, sugerindo que o Egito pode não ter sido um alvo durante a Grande Guerra dos Cogumelos, ou que esta pirâmide não estava localizada perto de nenhum alvo estratégico.
  • "Pré-Início": Finn, Jake e Susana Forte veem várias máquinas de fliperamas antigas.
  • "Re-Início": Susana Forte segura uma âncora do oceano.
  • "Rodas": Bronwyn e seus amigos andam de skate em uma pista abandonada na floresta.
  • S08 e04 pop graph 1
    "Grande Estranheza": O controle da Princesa Jujuba tem o formato do Texas. Há um um gráfico populacional no quadro-negro da Princesa Jujuba que mostra a população do planeta do ano de 10 000 a.C até o ano 4000. A enorme queda na população por volta do século 21 é provavelmente resultado da Guerra dos Cogumelos.
  • "Whipple, o Dragão Feliz": Quando Finn, Jake, Susana e BMO adentram na neblina, existem diversos navios afundados. Provavelmente esses navios foram afundados pelo Guardião das Ilhas, mas também podem ser resultados da guerra.
  • "Min & Marty": É possível ver uma estátua de Tom Dois Pães.

9ª Temporada[]

  • "Ganchos Celestes II": Betty sugere usar o Enquirídio para criar um portal no tempo e impedir a Guerra dos Cogumelos.
  • "Papear": Marceline encontra um drive USB com fotos da sua mãe antes da guerra.
  • "Sussurros": Finn persegue a mão do Lich até seu poço de poder, que fica em outra entrada do metrô, onde há um míssil, paredes e postes quebrados. Finn também adentra o covil do Lich, revelando mais vagões e canos do metrô.
  • "Três Baldes": Há utensílios domésticos, móveis e grandes bombas nucleares no campo que Finn e Samambaia caminham.

10ª Temporada[]

  • "Bonnibel Jujuba": O episódio se passa 200 anos depois da guerra. É possível ver uma placa escrita "gasolina", com um posto abandonado. Dentro da loja de conveniências, tábuas são vistas na porta dos fundos do local, mostrando que alguém usou o lugar como abrigo. É visto uma placa escrita "Willkommen" ("Bem vindo", em alemão).
  • "Blenanas": Finn e Rei Gelado visitam a sede da revista Ble. A sede fica dentro de um prédio nas ruínas de uma cidade com a maioria dos prédios submersos. Nas janelas de um prédio comercial próximo, placas com letras podem ser vistas com a frase "HELLO BLE?", indicando que, após a guerra, havia sobreviventes no prédio que tentaram fazer contato com alguém dentro da sede da empresa. Dentro da sede estão os esqueletos presumivelmente dos escritores da revista, junto com os restos da tecnologia moderna do século 21, como computadores com telas LCD de tela plana e máquinas de impressão. De alguma forma, o alarme de incêndio do prédio ainda funciona.
  • "Templo de Marte": O flashback de Betty ocorre anos antes da guerra. No flashback, ela é vista usando um celular que lembra um Motorola DynaTAC.
  • "Venha Comigo": Marceline tem uma breve lembrança de uma cidade em chamas durante a guerra. Um flashback de Simon e Betty vivendo normalmente antes da guerra é mostrado.

Terras Distantes[]

  • "BMO": CGO explica ao BMO que Hugo e sua tripulação vieram da Terra para escapar de uma guerra e mostra imagens da explosão que criou a enorme cratera na Terra, junto com duas grandes detonações nucleares em diferentes partes do planeta. Curiosamente, a explosão responsável pela cratera parece ter sido causada por uma grande arma de energia eletromagnética.
  • "Obsidiana": Os flashbacks de Marceline documentam as tentativas dela e de sua mãe Elise de localizar um abrigo nuclear algum tempo depois da guerra. Elise mostra-se doente, fortemente implicado por envenenamento por radiação da precipitação nuclear. Eventualmente, ela manda Marceline embora para encontrar o abrigo sozinha, pois não quer que ela veja sua mãe morrer. Quando Marceline chega ao abrigo, no entanto, ela encontra a porta de segurança aberta e os restos mortais de seus habitantes. Além disso, um RV pré-guerra aparece no final do episódio, que se assemelha a um microônibus RAF 2203 "Latvija" 1977 modificado.

Outros[]

  • As Lendas de Ooo: Um jogo no site do Cartoon Network menciona a Guerra dos Cogumelos. Se o jogador clicar no rádio da casa de Marceline, Jake afirma que "eles pararam de fazer isso antes da grande Guerra dos Cogumelos". Na floresta onde o Urso Adolescente é encontrado, pode-se ver um carro que diz "Lave-me".
  • Adventure Time Battle Party: Na tela "esperando pelos oponentes!", há dois esqueletos, ossos e algumas espadas dentro das caixas torácicas dos esqueletos no gramado. Na arena, o jogador pode encontrar um caminhão quebrado e uma televisão danificada.

Linhas do tempo alternativas[]

Quadrinhos[]


Na Edição 2, depois que Finn e Jake matam o Lich no espaço sideral, Finn vê a Terra e se pergunta se a cratera da Guerra dos Cogumelos esteve lá o tempo todo.

Na Edição 4, Marceline pode ser vista escondida em uma caverna enquanto bombas de cogumelos bombardeiam o planeta ao seu redor, criando uma cratera na lateral do planeta.

Na Edição 13, Randall N. Byron afirma que a primeira Guerra dos Cogumelos aconteceu a 1 002 anos atrás.

Em "Marceline And The Scream Queens", Marceline menciona que Princesa Jujuba achava que Iggy Pop (músico americano) era um refrigerante. Isso mostra que a guerra ocorreu após os anos 80/90.

Farmworld[]

Depois que Lich realizou seu desejo do fim de toda vida existente, Finn tentou reverter seu pedido, desejando a Prismo que Lich nunca tenha existido. Com isso, uma realidade alternativa onde seu desejo se tornou realidade é criada. Supostamente, todos os moradores de Ooo ainda existiriam, mas teriam permanecido como seres humanos, como Bruce, que na linha do tempo original existe como o Gansinho Vizinho.

Nesta realidade, Simon Petrikov impede a detonação da Bomba dos Cogumelos por meio da coroa de Evergreen, no entanto é esmagado pelo peso da bomba. Em luto pela morte do seu usuário, a coroa congela a Terra em um estado pseudo-criogênico por 400 anos. Marceline nunca se torna uma vampira, o Cometa Catalisador Azul nunca atinge o planeta Terra e não traz seu agente de mudança.

Apesar do congelamento do planeta, a humanidade conseguiu sobreviver por mais 200 anos, mantendo uma tecnologia menos avançada de nível medieval. Finn Mertens rouba a coroa de gelo e se torna seu novo hospedeiro. Os poderes da coroa acidentalmente disparam a bomba, e Jake cai em material radioativo e é possuído pelo espírito de Lich.

Curiosidades[]

  • Em uma entrevista, Pendleton Ward disse que o aspecto pós-apocalíptico de Ooo não estava no conceito original da série, mas surgiu como resultado do episódio "Hora de Negócios".[13]
  • A data 8/08/12 recorrente nos episódios fez com que alguns fãs teorizassem que ela estaria relacionada a guerra, entretanto, esse é um easter egg feito pelo artista de background Santino Lascano, que referenciava a sua data de casamento.[15] Uma teoria semelhante existia a respeito dos números na parte de trás do Enqurídio (8, 13 e 21), mas que na verdade são os três primeiros números da sequência de Fibonacci.
  • Em "Guerra de Cartas Com Pai e Filha" é revelado que o Egito fica bem próximo da cratera da Terra.
    • Esse é o lugar do planeta além de Ooo a ser mostrado. É provável que as outras regiões tenham se tornado inabitáveis devido a temperaturas extremas causadas pelas bombas nucleares e a expansão do Sol, eventos mágicos perigosos e radiação.

Referências culturais e outras mídias[]

  • A Guerra dos Cogumelos é semelhante a Grande Guerra da série de jogos Fallout, ambas ocorreram em uma escala nuclear entre grandes potências e levaram a quase extinção humana, além de terem criado mutantes pela radiação.
  • Bravest Warriors Earth

    A Terra vista em Bravest Warriors

    Na websérie animada Bravest Warriors (criada por Pendleton Ward), em um breve momento pode-se ver o planeta Terra com uma grande cratera exposta, semelhante ao de Hora de Aventura.

Galeria[]

Referências[]

Advertisement